Diretoria, Conselhos e Comitês

Diretoria Colegiada

A Diretoria Colegiada é o órgão executivo de administração e representação da CAIXA Cartões, com caráter colegiado e deliberativo, composto por quatro membros:

1. Diretor-Presidente, que exerce a presidência da Diretoria Colegiada;

2. Diretor Comercial e de Produtos, responsável pela gestão comercial, portfólio de produtos e parcerias;

3. Diretor de Administração, RI e Finanças, responsável pela gestão financeira, controladoria e relacionamento com investidores;

4. Diretor de Governança, Integridade e Riscos, responsável pelo gerenciamento de riscos, compliance e integridade, além do relacionamento institucional com órgãos de controle.

Clique aqui para acessar o Regimento Interno da Diretoria Colegiada.

Nome Cargo Data de Posse
Carlos Eduardo Benante Pereira Diretor-Presidente (em exercício) 13/12/2022

Natural de São Paulo/SP, é empregado da CAIXA desde 2003. Possui experiência ampla na Rede de Varejo, onde atuou nas áreas administrativa, canais, planejamento e na gestão do suporte à rede. Atuou na Rede de Atacado, responsável pela Estratégia de Clientes.

 

No período mais recente, como Superintendente Nacional, foi responsável pelo suporte administrativo às agências da Rede de Varejo, suporte aos negócios e rede parceira e pelo Atendimento CAIXA nos canais Telesserviços e Mídias Sociais.

 

É bacharel em Administração e possui pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração – FIA, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e Certificação ANBIMA CPA-20.

 

Em 07 de abril de 2022, tomou posse como Diretor Executivo de Administração, RI e Finanças da CAIXA Cartões Holding S.A.

 

Em 13 de dezembro de 2022, foi designado, de forma interina, como Diretor-Presidente da CAIXA Cartões.

 

Maikon Wilson Penso Diretor Executivo Comercial e Produtos 05/04/2022

Natural de Pato Branco/PR, empregado da CAIXA desde 2006, com mais de 20 anos em experiência com tecnologia, inovação e gestão empresarial.

 

Possui formação acadêmica em gestão comercial, gestão de pessoas e administração de empresas, com pós-graduação pelo Centro Universitário UniDomBosco.

 

Há 16 anos no segmento bancário, vinculado a Caixa Econômica Federal, tendo atuado em todas as funções de varejo do banco, com certificação em produtos de investimento.

 

Foi Diretor Executivo de Estratégia da Rede de Varejo, Consultor de Dirigente da Vice-Presidência da Rede de Varejo, Gerente Regional da Superintendência Regional de Curitiba/PR e Gerente Geral em unidades da Rede de Varejo no estado do Paraná.

 

Em cargos de liderança e consultoria, possuiu capacitações em Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento ao Terrorismo, Gerenciamento de Capital e Gestão de Riscos, Segurança da Informação e Ética.

 

Em 05 de abril de 2022, tomou posse como Diretor Comercial e Produtos na CAIXA Cartões Holding S.A.

 

Cristiano Aparecido Firmino Vieira Diretor Executivo Governança, Integridade e Riscos 07/04/2022

Natural de Itapira/SP, é empregado da CAIXA desde 2004, atuando nas áreas de Varejo e Seguridade em diversas posições de gestão.

 

Na experiência mais recente, como Superintendente Nacional, esteve à frente da gestão da Rede Parceira da CAIXA, sendo responsável pela gestão dos mais de 22 mil Lotéricos e Correspondentes CAIXA Aqui.

 

É formado em Administração, possui pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas – FGV em Finanças Empresariais e Especialização em Desenvolvimento Humano de Gestores.

 

Em 07 de abril de 2022, tomou posse como Diretor de Governança, Integridade e Riscos da CAIXA Cartões Holding S/A.

 

 

Carlos Eduardo Benante Pereira Diretor Executivo Administração, RI e Finanças 07/04/2022

Natural de São Paulo/SP, é empregado da CAIXA desde 2003. Possui experiência ampla na Rede de Varejo, onde atuou nas áreas administrativa, canais, planejamento e na gestão do suporte à rede. Atuou na Rede de Atacado, responsável pela Estratégia de Clientes.

 

No período mais recente, como Superintendente Nacional, foi responsável pelo suporte administrativo às agências da Rede de Varejo, suporte aos negócios e rede parceira e pelo Atendimento CAIXA nos canais Telesserviços e Mídias Sociais.

 

É bacharel em Administração e possui pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração – FIA, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV e Certificação ANBIMA CPA-20.

 

Em 07 de abril de 2022, tomou posse como Diretor Executivo de Administração, RI e Finanças da CAIXA Cartões Holding S.A.

 

Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria é órgão de assessoramento do Conselho de Administração no que se refere ao exercício das funções de auditoria e de fiscalização sobre a qualidade das demonstrações financeiras e efetividade dos sistemas de controle interno e de auditorias interna e independente. Será integrado por 03 (três) membros, eleitos e destituídos pelo Conselho de Administração.

Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Comitê de Auditoria.

Nome Cargo
Breno do Carmo Moreira Vieira Coordenador

Natural do Rio de Janeiro/RJ, foi Conselheiro Titular do CARF (primeira e terceira seções) e chefe de Representação de Governo no Distrito Federal. Como advogado, é membro da Comissão Especial de Assuntos Regulatórios da OAB Federal e atuou em consultorias e planejamentos tributários, com especial enfoque em compliance fiscal, governança e mitigação de riscos. Foi, ainda, Gerente Jurídico na AmBev e Especialista Corporativo de Incentivos Fiscais, atuando diretamente nas negociações com o poder público. Integra, também, o Grupo de Pesquisa Estado, Constituição e Tributação (GETRIB), da Universidade de Brasília.

 

É graduado em direito pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), com pós-graduação em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET-SP). É mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Chile (láurea acadêmica) e conta com Curso de Contabilidade Avançada, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

 

Em 30 de novembro de 2021, tomou posse como membro do Comitê de Auditoria da CAIXA Cartões.

 

Leonardo Bordeaux Rêgo Machado Membro

Natural do Rio de Janeiro/RJ, atuou em Bancos de Investimentos por quase 10 anos e teve passagem pelos Bancos BBM, Pactual e CR2. Desenvolveu sua carreira na área de crédito, iniciando pela área de Research de empresas até virar Head e Associado responsável pelas áreas de Análise, Contratos e BackOffice de crédito. Em 2007 migrou para área de Real Estate quando assumiu a posição de Head de Tesouraria e Captação da BR Malls Participações (brMalls – BRML3), no ano de estruturação e abertura de capital desta empresa. Recentemente foi Diretor Estatutário e de Portfólio em empresas de capital nacional na indústria de Shopping Center.

 

É graduado em Engenharia pela Faculdade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), tem pós-graduação em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC-RJ) e Finanças e Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

 

Canal de Denúncias – Comitê de Auditoria da CAIXA Cartões
Este canal recebe denúncias relativas a matérias relacionadas às atividades do Comitê de Auditoria da CAIXA Cartões, como:

  • descumprimento de dispositivos legais, normativos, regulamentos ou códigos internos;
  • fraudes ou irregularidades de natureza contábil ou de inobservância de controles internos;
  • atuação da auditoria interna e da auditoria independente.

O teor das denúncias deve ser detalhado e informativo, e incluir quaisquer evidências e documentos existentes, a fim de possibilitar um efetivo processo de apuração.

O Comitê de Auditoria da CAIXA Cartões adota procedimentos específicos para proteção do prestador e da confidencialidade da informação, caso solicitado.

Denúncias sobre os assuntos citados acima podem ser efetuadas pelos seguintes meios:

Comitê de Auditoria da CAIXA Cartões – COAUD
SAUS Quadra 03, Bloco E, 9º andar – Ed. Matriz II, Asa Sul
Brasília-DF, CEP: 70.707-030

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é órgão de orientação superior, deliberativo, fiscalizador e estratégico das atividades da Companhia.

Será integrado por 7 (sete) membros, eleitos pela Assembleia Geral, como segue:

I. 2 (dois) membros indicados pelo Ministro de Estado da Economia;

II. 3 (três) indicados pela CAIXA;

III. 2 (dois) indicados pela CAIXA, com atributo de Conselheiro Independente.

Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Conselho de Administração.

Nome Cargo
Bruno Silva da Silveira Presidente

Natural de Brasília/DF, empregado CAIXA desde 2004, desempenhou diversas funções técnicas e estratégicas nas áreas de Logística, Contratação, Segurança e TI do Conglomerado CAIXA. Atuou, na Instituição Financeira, como Gerente Nacional de Logística, na área de Segurança Empresarial, mais especificamente com Prevenção à Fraude Eletrônica e na área de TI com Governança e Compliance. Também foi Superintendente Nacional de Logística, sendo responsável por toda a infraestrutura Logística e de Suprimentos do banco, incluindo agências, prédio e sites, além das Contratações em âmbito Nacional. Fora da CAIXA, como cedido, foi Secretário Adjunto na Secretaria de Gestão Corporativa do Ministério da Economia, atuando na gestão de toda a pasta, englobando as Diretorias de Administração e Logística, Tecnologia da Informação, Finanças e Contabilidade, além da Gestão Estratégica e de Pessoas. No dia 04 de agosto de 2022, tomou posse como Diretor Executivo de Logística e Segurança da CAIXA. Desde 31 de outubro de 2022, responde interinamente pela Vice-Presidência Tecnologia e Digital da CAIXA.

 

É advogado e Mestre em Governança, Tecnologia e Inovação pela Universidade Católica de Brasília. Tem Especialização em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes. MBA em Logística na Administração Pública pela Universidade do Distrito Federal. Possui Certificação CPA-20 pela ANBIMA.

 

Em 08 de novembro de 2022, tomou posse como Presidente do Conselho de Administração da CAIXA Cartões.

 

Thays Cintra Vieira Vice-Presidente

Natural de Uberlândia/MG, é empregada da CAIXA desde 2001, trilhou sua trajetória profissional na área de estratégia de Canais Digitais, Correspondentes CAIXA AQUI e Unidades Lotéricas. Em 2019, atuou como Diretora Executiva de Canais e Vice-presidente de Logística interina. Em 2021 esteve à frente da Superintendência de Rede no Triângulo Mineiro/MG. Em 22 de setembro de 2021, tomou posse como Vice-Presidente de Negócios de Varejo da Caixa Econômica Federal.

 

Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília – UnB, possui pós-graduação em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília – UCB e Mestrado em Governança e Inovação pela Universidade Católica de Brasília – UCB.

 

Em 09 de novembro de 2022, tomou posse como Vice-Presidente do Conselho de Administração da CAIXA Cartões.

 

Nilton dos Santos Volpi Membro

Natural de São Paulo/SP, possui mais de 30 anos de experiência em administração de empresas, dos quais mais de 15 anos nas áreas bancárias e de cartões de crédito. Atuou por 5 anos como Presidente da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito. É membro do Conselho Diretor da Canbras Global Inc. e da empresa Kakau. Atualmente é sócio da Volpi Consultores Associados e Executivo de vendas para os mercados da América Latina e México na Profit Insight.

 

É graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, e especialista em Economia do Turismo pela Universidade de São Paulo – USP.

 

Em 15 de janeiro de 2021, tomou posse como membro do Conselho de Administração da CAIXA Cartões.

 

Miquerlam Chaves Cavalcante Membro

Natural de Fortaleza/CE, Procurador da Fazenda Nacional, com atuação perante o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF e perante o Supremo Tribunal Federal – STF e Diretor do Departamento de Desinvestimentos | SDD-ME (Atual). Atuou como Assessor Especial e Chefe de Gabinete do Ministro de Estado dos Direitos Humanos, Assessor na Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, Assessor no Gabinete da Primeira-Secretaria da Câmara dos Deputados e Assessor de Ministro no Supremo Tribunal Federal.

 

Doutorando em Ciencias Jurídicas y Políticas na Universidad Pablo de Olavide – UPO. Máster em Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarrollo pela UPO. Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo UniCEUB. MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV. Pós-graduação em Direito Empresarial pela UECE. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará.

 

Em 29 de novembro de 2022, tomou posse como membro titular do Conselho de Administração da CAIXA Cartões.

 

 

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é órgão permanente de fiscalização, de atuação colegiada e individual, composto por 3 membros efetivos e respectivos suplentes, sendo 1 (um) membro titular e respectivo suplente indicado pelo Ministério da Economia, como representante do Tesouro Nacional e 2 (dois) membros titulares e respectivos suplentes indicados pela CAIXA.

Clique aqui para acessar o Regimento Interno do Conselho Fiscal.

Nome Cargo
Juliana Ribeiro Silveira Presidente

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduada em Custos no Setor Público, Economia do Setor Público e com MBA executivo em portfólio de projetos – PPM pela Faculdade Integrada AVM.

 

Atualmente é servidora pública federal, Analista de Infraestrutura pelo Ministério da Economia. Exerceu atividade descentralizada no Ministério de Desenvolvimento Regional – MDR, no Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (2012); Foi Coordenadora de Integração de Obras e Gestão, e Coordenadora Geral de Obras Civis (2014 – 2016); Assessora Técnica do Departamento de Projetos Estratégicos (2017); Gerente de Projeto (2019 – 2020).

 

Em outubro de 2020 foi requisitada para atuar na Presidência da República, sendo até janeiro de 2021 como assessora da Secretaria Executiva da Secretaria de Governo e desde abril de 2021 como Secretária Executiva Adjunta da Casa Civil.

 

Abdsandryk Cunha de Souza Membro

Natural de Goiânia/GO, é graduado em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui diploma de Estudos Superiores de Opção em Tecnologia da Informação e Comunicação (DESO-TIC) pela Ecole Centrale de Lyon, na França, e MBA em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Faculdade Getúlio Vargas.

 

Atualmente, é Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional e atua como Coordenador-Geral de Sistemas e Tecnologia da Informação.

 

Gabriella Nascimento Santos Membro

Natural de Brasília/DF, é Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, em (2015). Especialista em Direito Civil pelo curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público (2017). Cursa o Mestrado Acadêmico em Direito Constitucional do Instituto Brasiliense de Direito Público. Advogou no setor privado nas áreas de Direito Civil, Constitucional e Administrativo.

 

Foi Chefe de Gabinete da Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República e, após isso, Assessora Especial da referida unidade. Além do exercício das funções regimentais inerentes ao cargo atualmente ocupado, colaborou com o desenvolvimento e normatização do Sistema Integrado de Nomeações e Consultas – Sinc, com o escopo de garantir a integridade, a transparência e a modernização do trâmite dos processos de indicações a cargos em comissão e funções de confiança no âmbito do Poder Executivo federal.

 

Atualmente, ocupa o cargo de Subchefe Adjunta na Subchefia para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência da República e representa o Poder Executivo no Conselho Consultivo da Anatel.

 

Assembleia Geral

A Assembleia Geral é o órgão máximo da Companhia, com poderes para deliberar sobre todos os negócios relativos ao seu objeto e será regida pela Lei n° 6.404, de 15 de Dezembro de 1976, e alterações, inclusive quanto à sua competência para alterar o capital social e o estatuto social da Companhia, bem como eleger e destituir seus conselheiros a qualquer tempo.

É composta pelo acionista único CAIXA, sendo seus trabalhos dirigidos por mesa composta pelo presidente e secretários, escolhidos pelo acionista, dentre os membros presentes.

Powered by MZ